Linnpy

G
G1
2h

Quem é Amanda Wanessa, cantora gospel em estado vegetativo há 4 anos, no centro de briga entre marido e sogro

Quem é Amanda Wanessa, cantora gospel em estado vegetativo há 4 anos, no centro de briga entre marido e sogro
Marido de Amanda Wanessa chuta sogro durante discussão em hospital
O marido da cantora gospel Amanda Wanessa, o músico Dobson Santos, se envolveu em uma discussão com o sogro, José Odilon da Silva Filho no hospital onde a cantora está passando por cuidados.
Amanda está em coma vigil desde que sofreu um acidente de carro, em 2021, aos 34 anos, na rodovia PE-60, em Rio Formoso, na Zona da Mata de Pernambuco. Na condição da cantora, a pessoa abre os olhos e respira sem aparelhos, mas não tem consciência do que acontece ao redor. Amanda é mãe de Mel, de 10 anos.
LEIA TAMBÉM: Marido da cantora Amanda Wanessa chuta sogro idoso durante discussão dentro de hospital no Recife; VÍDEO
O acidente e a internação
No dia 4 de janeiro de 2021, Amanda dirigia o carro que se envolveu em um acidente com um caminhão. No veículo estavam também seu pai, que não se feriu; sua filha, então com 6 anos, que passou por uma cirurgia no ombro; e a cantora Juciara Pimentel, amiga da artista, que também teve ferimentos leves.
A cantora foi levada em estado grave para um hospital em Recife, onde permaneceu internada por 642 dias. Depois que teve sinais de melhora, como respirar sem aparelhos, abrir os olhos e mover o pescoço, familiares chegaram a descrever a recuperação como “um milagre”.
A perícia da Polícia Civil concluiu que Amanda dirigia a 130 km/h no momento da colisão e que ela foi responsável pelo acidente. O Ministério Público de Pernambuco arquivou o inquérito, e o Tribunal de Justiça do estado reconheceu a culpa exclusiva da vítima.
Amanda Wanessa está em coma vigil desde que sofreu um acidente de carro em 2021.
Reprodução/Instagram/Amanda Wanessa
Estado de saúde atual
O quadro clínico de Amanda é descrito como “coma vigil”, também conhecido como estado vegetativo. Nesse estado, a paciente mantém reflexos, respira sem aparelhos e abre os olhos, mas não tem consciência, não fala, não reconhece pessoas e não se comunica.
A religiosa é alimentada por sonda e acompanhada por uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais. As terapias são realizadas quase diariamente para evitar complicações e preservar o bem-estar físico da cantora.
Em julho de 2025, Amanda recebeu a visita da também cantora gospel Ruthe Dayanne, amiga de longa data, que cantou e orou por ela. Dobson destacou a importância do contato espiritual para a recuperação da esposa.
Conflito familiar
Desde 2023, a relação entre Dobson Santos e os pais e a irmã de Amanda se deteriorou. A família da cantora acusa o marido de impedir visitas e de tê-los expulsado do apartamento onde Amanda vivia com ele e a filha. Segundo eles, Dobson teria enviado um e-mail ao síndico do condomínio proibindo a entrada dos familiares. Dobson nega a acusação e afirma que as visitas podem ocorrer mediante agendamento.
A família entrou com uma ação judicial, que corre em segredo de Justiça. Em novembro de 2023, uma decisão garantiu aos pais e à irmã o direito de visitar Amanda quatro dias por semana. No entanto, segundo Danyele Mendes, irmã da cantora, eles chegaram a esperar mais de sete horas na porta da residência sem conseguir entrar. Dobson alegou não ter sido intimado da decisão, o que foi contestado pela advogada da família.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar