Linnpy

G
G1
2h

Alunos de projeto do Morro do Turano se encantam com show das baleias em alto-mar

Alunos de projeto do Morro do Turano se encantam com show das baleias em alto-mar
Alunos de projeto do Morro do Turano se encantam com show das baleias em alto-mar
Alunos de um projeto social do Morro do Turano, na Zona Norte do Rio, participaram de uma expedição em alto-mar no litoral da cidade para acompanhar o espetáculo das baleias que nadam na orla. A aventura tem como missão a formação de memórias positivas e a ideia de que é possível ocupar espaços.
“Uma das primeiras coisas que a gente tem como resultado de uma experiência como essa é uma memória afetiva que vai ficar de uma experiência que a gente ainda não tinha vivido, mas que é muito ampla de conhecimento e de emoções. Acho que, em paralelo a isso, vem também a questão com ocupação do espaço”, destacou Jefferson Quirino, fundador e gestor do Instituto Favela Radical.
As crianças e adolescentes ficaram o tempo todo com olhares curiosos e binóculos prontos para não perder nenhum movimento. O passeio também contou com uma aula sobre a importância dos mamíferos gigantes para o meio ambiente.
?Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Crianças e adolescentes se emocionaram com a aparição de baleias no Rio
Reprodução/ TV Globo
A aparição das primeiras baleias foi recebida com euforia.
“Olha lá, ela pulou!”, gritou um dos estudantes.
A curta distância do veleiro também impressionou.
“Eu cheguei a tremer, fiquei muito feliz. Eu a vi pulando e depois esguichando”, contou o estudante Nicholas Rios Lucas.
“Foi emocionante, na hora que eu vi, eu fiquei impactada porque eu nunca tinha visto uma baleia de perto assim”, disse a estudante Alícia Gomes Nogueira.
Aula ensinou sobre o ciclo de vida das baleias no Rio de Janeiro
Reprodução/ TV Globo
Os responsáveis pelo passeio afirmam que a viagem mostrou, na prática, que o aprendizado e o conhecimento podem ser coletivos e em diferentes espaços.
“Aqui nas Marés a gente tem que se encantar pela natureza antes de querer cuidar”, disse Juliana Poncioni, fundadora do Nas Marés.
Até a bióloga se impressionou.
“Todos os dias são especiais para nós, avistando estes animais na costa. Hoje, certamente, a gente viu pelo menos 15 baleias. Parece uma orquestra de mamíferos grandiosos navegando”, contou a bióloga Rayane Sorrentino.
Alunos de projeto social usam binóculo para ver baleias no litoral do RJ
Reprodução/ TV Globo

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar