Linnpy

G
G1
21h

Incêndio que destruiu 12 casas em Bauru deixa famílias desabrigadas; perícia esteve no local

Incêndio que destruiu 12 casas em Bauru deixa famílias desabrigadas; perícia esteve no local
Polícia Civil faz perícia após incêndio destruir mais de 10 casas em Bauru
A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (31), uma perícia no terreno da Vila Cristiana, em Bauru (SP), onde um incêndio destruiu 12 barracos e deixou mais de 30 pessoas desabrigadas. Enquanto os laudos técnicos ainda são aguardados para identificar as causas do fogo, famílias retornaram ao local em busca de pertences que possam ter resistido às chamas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o combate ao incêndio começou por volta das 12h30 desta quarta-feira (30) e teve como principal desafio proteger os moradores, que insistiam em retirar objetos das moradias mesmo com o avanço das chamas.
? Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
As moradias destruídas haviam sido erguidas por famílias transferidas, há cerca de cinco anos, do antigo Assentamento Canaã, região da Unesp.
Famílias retornaram ao local em busca de pertences que possam ter sobrevivido às chamas
Gabriel Pelosi/TV TEM
Elas vivem em uma área pública municipal que já recebeu infraestrutura como asfalto, mas os moradores ainda não possuem escritura dos terrenos, o que aumenta o sentimento de insegurança.
Em entrevista a TV TEM, sargento do Corpo de Bombeiros, André Esquedo, afirmou que a equipe teve que aliar o combate ao fogo com o cuidado social.
"O grande desafio foi não deixar as pessoas se machucarem, na retirada dos pertences delas enquanto o incêndio acontecia. Então, a gente teve que aliar o combate a uma parte social, porque as pessoas já não têm muitas coisas e queriam salvar o que não tinha pegado fogo ainda, essa parte foi a mais difícil", disse o sargento.
André ainda explicou quais são as etapas a serem cumpridas durante um incêndio: "Primeiro faz o salvamento. Mas a gente não teve notícia de ninguém preso no fogo para ser queimado, nenhuma vítima. Depois faz o isolamento, a contenção e depois o combate e o rescaldo. Nessas fases tivemos bastante êxito, principalmente em não deixar mais barracos pegarem fogo."
As moradias destruídas haviam sido erguidas por famílias transferidas, há cerca de cinco anos, do antigo Assentamento Canaã, região da Unesp
Gabriel Pelosi/TV TEM
Ajuda aos desabrigados
A Secretaria Municipal de Assistência Social acompanha os desabrigados desde o incidente. Segundo a secretária Lúcia Rosim, os moradores foram cadastrados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e devem ser encaminhados para o programa de aluguel social.
A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (31), uma perícia no terreno da Vila Cristiana, em Bauru
TV TEM/Reprodução
"Nós estamos fazendo o máximo para poder acolher, ajudar e fazer com que essas famílias voltem à vida normal, porque na verdade eles perderam tudo", afirmou a secretária.
Lúcia ainda afirmou que as vítimas do incêndio terão ajuda, de alguma forma, para a reconstrução de suas casas.
"Nós acionamos a nossa equipe de Proteção da Calamidade. Hoje, tem algumas famílias que retornaram aqui, e estão dizendo que vão para a casa de familiares, até reconstruir. É claro que nós vamos tentar o máximo para fazer com que eles retornem, porque também é o lugar deles, eles não querem sair daqui e deixar como está. Vamos fazer a nossa força-tarefa para ajudar eles a retornarem o quanto antes.", finalizou Lúcia.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar