Linnpy

G
G1
5h

Campesina Friburguense se apresenta com repertório eclético

Campesina Friburguense se apresenta com repertório eclético
Com 154 anos de história e atuação contínua na vida cultural de Nova Friburgo, a Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense confirma presença em mais uma edição do Festival de Inverno de Nova Friburgo e Festival Sesc de Inverno.
A apresentação será no dia 18 de julho, às 20h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, com regência do maestro titular Marcus Almeida e a participação especial do cantor Herick Almeida, que se apresenta pela primeira vez com a banda.
Herick Almeida, convidado especial, cantando pela primeira vez com a Banda Sinfônica Campesina Friburguense
Divulgação
Fundada em 1870 por músicos republicanos e abolicionistas, a Campesina é reconhecida como a primeira banda republicana do Brasil. Ao longo de sua trajetória, tornou-se Patrimônio Histórico Cultural do Estado do Rio de Janeiro e Patrimônio Cultural Imaterial do povo friburguense. Recebeu ainda os títulos de utilidade pública em diversas esferas e medalhas como a Tiradentes e Amigo da Marinha.
Banda centenária se apresenta no dia 18 de julho no teatro Municipal Laercio Ventura
Divulgação
Para este concerto, a Banda Sinfônica Campesina Friburguense preparou um repertório eclético, com obras que dialogam com diferentes estilos e públicos, mantendo sua vocação para a formação de plateia e difusão da música instrumental. A participação de Herick Almeida como convidado especial amplia essa proposta, trazendo ao palco uma parceria inédita que promete marcar o Festival.
Além das apresentações públicas, a Campesina mantém uma Escola de Música ativa, com cerca de 180 alunos e projetos que envolvem coral, orquestra de cordas, banda escola e cursos de teoria musical, sopro e percussão. As inscrições para novos alunos seguem abertas na sede da instituição, no Paissandu, e também na Usina Cultural Energisa.
O projeto conta com o apoio da Lei Rouanet – Patrocínios a Projetos Culturais, é apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Prefeitura de Nova Friburgo, pelo Sesc RJ e pela Águas de Nova Friburgo. A realização é do Instituto Dellarte, Stretto, Funarte e Ministério da Cultura – União e Reconstrução. O patrocínio é do Grupo Energisa, que celebra 120 anos de atuação. Também apoiam o festival o Instituto Energisa, Grupo SAF, FAOL, FriOnline e Unimed. A produção é da Dell’Arte.
O concerto é gratuito e integra a programação que valoriza a tradição musical friburguense, evidenciando a importância de instituições culturais na formação artística e no fortalecimento da identidade local.
Serviço: 22° Festival de Inverno de Nova Friburgo Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense
Local: Teatro Municipal Laercio Ventura
Data: 18 de julho
Horário: 20h

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar