Linnpy

G
G1
4h

'De férias com o g1 Piauí': conheça o Museu do Avião, no Centro de Teresina

'De férias com o g1 Piauí': conheça o Museu do Avião, no Centro de Teresina
'De férias com o g1 Piauí': conheça o Museu do Avião, no Centro de Teresina
Localizado na Rua Dezenove de Novembro, nº 71, no Centro de Teresina, o Espaço Cultural Aeronáutico Professor Vespasiano J. R. Nunes, também conhecido como Museu do Avião, contém um grande acervo de aeronaves (entre aviões, helicópteros e dirigíveis) que contam a história da aviação mundial.
Administrado pelo filho do fundador, o arquiteto Marcelo Dante, o museu possui mais de 1 mil peças em miniatura. A exposição é feita em uma sala única, com diversos aviões expostos, peças que imitam aeronaves utilizadas em eventos históricos — como a 2ª Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã — e modelos modernos, utilizados para transporte de passageiros na atualidade.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“Meu pai era um apaixonado por aviação que sonhava em ser piloto, mas a família não tinha condições. Foi presidente do Aeroclube de Teresina por duas gestões consecutivas. Na década de 60, quando éramos crianças, nós não tínhamos quase nenhum contato com o mundo da aviação”, contou Marcelo ao g1.
"O único contato era com algumas revistas norte-americanas que nosso avô recebeu na época da 2ª Guerra Mundial, que mostravam os aviões usados na guerra", continuou.
Espaço Cultural Aeronáutico, o Museu do Avião, em Teresina
Kelvyn Coutinho/g1
'DE FÉRIAS COM O g1 PIAUÍ': veja as outras reportagens
Passeio de caiaque pelo Rio Poti revela nascente de água cristalina e 'ilha' de árvores fossilizadas
Central de artesanato já foi QG da PM e parque tomou lugar de lixão na Zona Norte de Teresina
Conheça Espaço Interativo de Física, Planetário e Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI
Museu da Polícia Militar expõe fotos, armas, brasões antigos e fardamentos da corporação
Veja atrativos, programação e horários de funcionamento de quatro parques em Teresina
O curador do museu afirmou que a paixão do pai pela aviação passou para os filhos e a ideia de montar o museu surgiu após o falecimento da mãe, que ocorreu em 2005.
“O papai nos levava para festividades e eventos do Aeroclube, e isso tudo nos marcou. Ninguém da família seguiu a carreira aeronáutica, mas a paixão pelo assunto permaneceu. Começamos a colecionar miniaturas, uma compra aqui, outra acolá", relatou.
"A ideia de reunir esse material surgiu após falecimento da mamãe. Em 2007, propus ao papai de transformar esse espaço, onde era meu escritório, em um local para que as pessoas que gostam de aviação e os curiosos pudessem matar a curiosidade”, explicou Marcelo.
O acervo inclui peças artesanais, feitas sob medida por artesãos piauienses, e produtos feitos em escala industrial, comprados de colecionadores do Brasil e do exterior.
Espaço Cultural Aeronáutico, o Museu do Avião, em Teresina
Kelvyn Coutinho/g1
Entre as peças, estão modelos que fizeram história, como o Concorde, avião supersônico fabricado em parceria por empresas da França e do Reino Unido, que transportava passageiros e prometia ser o futuro da aviação comercial, fazendo o percurso de Paris ao Rio de Janeiro em apenas 6 horas e 30 minutos, mas que teve a operação encerrada em 2003 pelos altos custos de manutenção.
A coleção também inclui uma miniatura do Antonov An-225 Mriya, avião ucraniano que detinha os recordes de aeronave mais pesada já construída e maior envergadura de qualquer aeronave em serviço operacional, destruído em um ataque russo durante a Guerra da Ucrânia com a Rússia.
Além das miniaturas de aeronaves, Marcelo Dante montou um mini aeroporto, apenas com itens reciclados, onde estão dispostos vários modelos de aviões comerciais modernos, trocados de tempos em tempos.
“Muitas pessoas aqui em Teresina são apaixonadas por aviação. A ideia básica aqui do Espaço Cultural Aeronáutico é ser um lugar onde você possa vir para apreciar a história da aviação através dessas miniaturas, ter uma ideia de como os modelos são na realidade, identificar pelo nome (todos são etiquetados) e pesquisar”, comentou Marcelo.
'De férias com o g1 Piauí': conheça o Museu do Avião, no Centro de Teresina
Para visitar o museu e conhecer o acervo de aviões, é cobrada a taxa de R$ 10 para adultos e R$ 5 para crianças acima de cinco anos, que pode ser paga por Pix ou dinheiro em espécie. A visita acontece apenas por agendamento pelo telefone (86) 3304-5206.
Crianças menores de cinco anos são isentas de pagamento, mas o curador do museu alerta os pais para o cuidado dos pequenos ao manusear as peças do acervo, que são bastante delicadas.
O horário de funcionamento do museu é de 8h às 12h e de 14h às 17h de segunda a sexta-feira. O local também abre aos sábados, das 8h às 12h.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar