Linnpy

G
G1
5h

Em 2 meses, Smart Sampa identifica quase 9 mil motos rodando com a mesma placa na cidade de SP

Em 2 meses, Smart Sampa identifica quase 9 mil motos rodando com a mesma placa na cidade de SP
Programa Smart Sampa ganha mobilidade com câmeras em motos da GCM e da Polícia Militar
A Prefeitura de São Paulo registrou quase 11 mil ocorrências de placas adulteradas na cidade entre junho e julho deste ano por meio do programa Smart Sampa. Quase 85% delas estavam ligadas a uma mesma numeração: BRA 49CC. Em um dos casos, a placa foi detectada em dois pontos diferentes da capital, no mesmo dia e no mesmo horário.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (11), durante a apresentação de câmeras instaladas em motos da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar para identificar, em tempo real, veículos roubados ou adulterados. Cem motocicletas — 50 da GCM e 50 da PM — já circulam equipadas com a tecnologia.
Os equipamentos ficam presos ao farol das motos e leem placas de carros, caminhões e outras motos. As imagens são enviadas a uma central de monitoramento, que cruza os dados com um banco nacional e envia um alerta aos agentes quando há registro de furto, roubo ou adulteração. Em segundos, o policial ou guarda recebe a informação no celular acoplado ao guidão e pode fazer a abordagem.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o sistema móvel foi adotado para ampliar o alcance das câmeras já existentes na cidade. “A gente teria que fazer muitas blitzes numa cidade que tem 7 milhões de carros e 1,3 milhão de motos por dia. Não tem como colocar blitz em toda parte”, disse.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, o número de veículos irregulares pode ser ainda maior. “Esse levantamento é só de motocicletas, não inclui carros”, afirmou.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que pretende expandir o uso das câmeras para outras cidades do estado, mas não informou prazo para isso.
Motos da GCM de São Paulo que receberam novas câmeras de monitoramento.
Reprodução/TV Globo

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar