Linnpy

G
G1
3h

Maior quentão do mundo? Cachaçaria produz 1 mil litros da bebida para celebrar festa julina no interior de SP

Maior quentão do mundo? Cachaçaria produz 1 mil litros da bebida para celebrar festa julina no interior de SP
Maior quentão do mundo estará em festa de Itu (SP)
Arquivo pessoal
Antigamente, o eventos que remetem às tradições caipiras ficavam restringidas apenas ao mês de junho. Com o passar dos anos, a festança foi estendida para julho e, como sempre, com muita comilança gostosa: canjica, lanche de pernil, milho, e outros que podem ser acompanhados de um bom quentão. Falando nisso, você já imaginou um quentão gigante?
Com a cabeça pensando em dimensões tão grandes quanto, os funcionários de uma cachaçaria de Itu (SP) decidiram criar, segundo eles, o maior quentão do mundo. Para celebrar a primeira festa julina da cidade, foram preparados mais de 1 mil litros da bebida.
? Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O gerente comercial da cachaçaria, Augusto Francischinelli Neto, comenta que é a primeira vez que o estabelecimento faz a iguaria em uma escala muito maior do que o convencional e, por conta disso, o quentão acabou se tornando um desafio.
"Já fizemos quentões em muitas festas anteriores, mas nunca em uma escala tão grandiosa. Esta é a primeira vez que preparamos uma receita especial de mais de mil litros, com o sabor marcante da nossa cachaça Ituana. Foi um desafio e, ao mesmo tempo, uma celebração da nossa tradição. Muito estudo e preparo para esse marco gigantesco", conta.
Quentão, baba de moça e gemada são receitas típicas de festas juninas
Reprodução/RPC
Ao g1, o profissional revela que o processo de produção conta com uma equipe de, aproximadamente, dez pessoas. Ao todo, foram cinco horas de preparo com ingredientes especiais.
"Mais de 10 pessoas estão envolvidas diretamente na produção desde a fábrica até a entrega final. Será uma verdadeira força-tarefa, cada um contribuindo com dedicação e carinho para que tudo saia perfeito. Foram mais de 5 horas de preparo, incluindo seleção dos ingredientes, maceração, cozimento e, claro, a fervura com cachaça artesanal", explica.
? Maior quentão do mundo?
O título de "maior quentão do mundo" parece algo muito específico, no entanto, ele já existe. Augusto confessa que, durante o período de produção, fez pesquisas profundas e encontrou um, de apenas 650 litros, já registrado.
"Fizemos uma pesquisa aprofundada e identificamos que o maior quentão já registrado publicamente foi em Caruaru (PE), com cerca de 650 litros. O nosso ultrapassa a marca dos mil litros, o que, até onde sabemos, estabelece um novo recorde mundial. É claro que é tudo com muito bom humor e espírito junino, mas o feito é real e merece destaque", celebra.
Festa acontecerá na praça Washington Luiz, em Itu (SP)
Prefeitura de Itu/Divulgação
Apesar de superar, bater o recorde não é o suficiente. A equipe pretende registrar o feito no cartório da cidade e no RankBrasil, sistema de homologação de recordes do país.
"Estamos avaliando a possibilidade de registrar oficialmente o feito junto ao cartório da cidade e ao RankBrasil. O sonho é o Guinness World Records, porém o valor de inscrição é alto, passando os US$ 30 mil. Por enquanto, a prioridade será fazer uma festa memorável, mas não vamos deixar esse marco passar em branco", finaliza.
O 1° Arraiá de Itu acontecerá entre este sábado (19) e domingo (20), na Praça Washington Luiz, s/n, a partir das 15h.
Confira outros destaques do g1
g1 em 1 minuto: fã joga calcinha no palco de Luan Santana e artista coloca na boca
Polícia prende professor de música condenado a 20 anos de prisão por estuprar aluna durante as aulas
VÍDEO: fã joga calcinha no palco de Luan Santana e viraliza após artista confundir com peça comestível e colocar na boca
*Colaborou sob supervisão de Gabriela Almeida
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar