Linnpy

G
G1
4h

Produtor de vinhos de Bordeaux volta ao Brasil para apresentar novas safras

Produtor de vinhos de Bordeaux volta ao Brasil para apresentar novas safras
Após dois anos, o enólogo francês Jean Jacques Dubourdieu, diretor da vinícola Denis Dubourdieu Domaines, está de volta ao Brasil para apresentar as novas safras de seus premiados vinhos. Os rótulos são trazidos com exclusividade ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.
Jean Jacques carrega um sobrenome importante, o de uma família de vinhateiros que produz vinho em Bordeaux, no sudoeste da França, há três séculos. Ele é filho do renomado enólogo Denis, considerado o “papa do vinho branco” por ter sido um dos melhores especialistas no processo de vinificação e envelhecimento dos vinhos brancos, em particular da uva Sauvignon Blanc, icônica da região.

Divulgação
Denis faleceu em 2016, mesmo ano em que foi eleito Homem do Ano pela revista inglesa Decanter. Desde então, Jean Jacques assumiu o comando das propriedades da família, ao lado de seu irmão Fabrice. Formado em enologia pela Universidade de Bordeaux e na vinícola desde 2006, Jean Jacques auxilia na elaboração de vinhos com personalidade inimitável, com grande intensidade e pureza aromática.
A família Dubourdieu comanda cinco propriedades em Bordeaux: o Château Doisy-Daëne, um cru classé na região de Sauternes/Barsac, herança do avô paterno de Jean-Jacques; o Château Cantegril, um Cru Bourgeois em Barsac, de seu bisavô paterno; o Château Reynon, que era do avô materno; o Clos Floridene, que reúne os melhores solos para vinicultura na região de Graves; e o Château Haura, arrendado em 2002.
Uma história de família

Divulgação
O francês Denis Dubourdieu foi um dos nomes mais famosos da geração de enólogos contemporâneos. Além de importante viticultor e pesquisador, foi consultor enológico de mais de 40 vinícolas europeias, entre elas as que produzem os famosos Cheval Blanc e Château de Yquem.
É respeitado mundialmente pelos estudos sobre os aromas e as leveduras dos vinhos, principalmente dos brancos. Certa vez, disse: “me fascinava o fato de que o aroma de um vinho, que nos permite reconhecer a variedade, não existe no gosto da uva”.
NOVAS SAFRAS
Château Reynon Sauvignon Blanc 2023

Divulgação
A qualidade do solo, a produção limitada e o cuidadoso processo de vinificação permitem obter um vinho branco seco e elegante, ao mesmo tempo complexo e saboroso, com aromas de toranja e pêssego branco, com notas minerais e defumadas. Possui notável potencial de envelhecimento em garrafa ao longo de vários anos.
Le Rosé de Floridene 2022

Divulgação
Produzido no renomado terroir de Graves, este delicioso vinho rosé é elaborado com as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon. Seu intenso aroma evoca groselha preta, maracujá e morango silvestre. Em boca, é saboroso e refrescante.
Château Reynon Tinto 2021

Divulgação
Excepcional blend de Merlot, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot com aromas delicados de frutas frescas, com nuances de alcaçuz, groselha preta e defumado. Em boca, é aveludado, elegante e poderoso. Amadureceu por 12 meses em barrica de carvalho e é perfeito com carnes grelhadas e assadas, além de filé mignon.
Château Haura 2018

Divulgação
Este tinto representa o estilo clássico do terroir de Graves, na margem esquerda de Bordeaux. Os taninos macios do Cabernet Sauvignon estão muito bem integrados com a sedosidade do Merlot.
Apresenta aromas de frutas escuras e toques florais a violeta, com notas de especiaria, tabaco e herbais. Em boca, é saboroso, estruturado e possui longo final.
Château Cantegril Barsac 2020 Branco

Divulgação
Elaborado com a uva branco Sémillon de vinhas de 60 anos, esse vinho doce possui todas as características de um grande Barsac e representa o estilo puríssimo de vinificação deixado pelo legado de Denis Dubourdieu.
No nariz, é intenso e frutado, com notas de ameixa branca e botrytis cinérea (podridão nobre). Delicado e sedoso no paladar, apresenta corpo dinâmico e envolvente. O final é agradável, redondo e muito frutado.
Amadureceu 9 meses em barrica de carvalho e, em seguida, mais 9 meses em tanques de inox, antes do engarrafamento. Muito agradável quando jovem, apresenta grande potencial de envelhecimento.
Acompanha bem sobremesas de frutas e nozes, além de queijos azuis.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar