Linnpy

G
G1
3h

Você viu? Prefeito é indiciado por morte de PM, homem afunda em esteira rolante e outras notícias da semana no G1 MA

Você viu? Prefeito é indiciado por morte de PM, homem afunda em esteira rolante e outras notícias da semana no G1 MA
Confira o resumo completo das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 20 a 26 de julho.
? Clique aqui e siga o perfil do g1 Maranhão no Instagram
Domingo (20)
Pesquisador da UEMA revela potencial de espécie de camarão nativa para cultivo comercial
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) revelou o alto potencial comercial e genético do camarão-tigre-preto (P. monodon), espécie nativa das águas do oceano Indo-Pacífico e comum no litoral do Maranhão.
O estudo, publicado na revista internacional Aquaculture Research, é o primeiro no Brasil a realizar um mapeamento genético e sanitário aprofundado de populações nativas da espécie.
Katia Mirelle foi morta em Itinga do Maranhão
Arquivo pessoal
Uma jovem, identificada como Katia Mirelle, foi assassinada a tiro em Itinga do Maranhão, a 620 km de São Luís. O crime tem características de execução. Segundo testemunhas, o caso aconteceu Rua Albertin Braga, próximo a um quartel da PM, quando a vítima estava sentada em uma cadeira. Um homem, que teria chegado em uma moto, se aproximou e efetuou um tiro contra a vítima.
Prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), foi preso em cela privativa, em São Luís
g1
O prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), foi colocado em uma cela individual com cama e banheiro, segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
A prisão, de forma preventiva, ocorreu após o prefeito se entregar à polícia, na manhã da última terça-feira (15), pelo assassinato a tiros o policial militar Geidson Thiago da Silva, no município de Trizidela do Vale, no Maranhão, na noite do dia 6 de julho.
Segunda-feira (21)
Brasileiros que lutam na Ucrânia relatam dramas da guerra
O maranhense Rafael Paixão, de 29 anos, natural de Imperatriz, continua internado em um hospital na Ucrânia após ter a perna esquerda amputada. O jovem, que integrou o 3º Batalhão de Brigada de Assalto, se feriu ao pisar em uma mina-borboleta durante uma missão militar.
Após o acidente, Rafael precisou se arrastar por aproximadamente nove quilômetros até conseguir ajuda. Ele passou por uma cirurgia em que teve parte da perna esquerda amputada e, agora, aguarda a recuperação e o retorno ao Brasil.
Homem cai de esteira rolante ao tentar capturar cobra em supermercado na Cohama
Um homem caiu de um vão de uma esteira rolante em um supermercado no bairro Cohama, em São Luís, ao tentar resgatar uma cobra. Segundo testemunhas, o caso aconteceu no domingo (20), quando clientes flagraram a cobra se rastejando entre uma esteira próximo de uma escada rolante (Veja o vídeo acima).
Terça-feira (22)
Capitão da PM é afastado após denúncia de abuso sexual em batalhão
Um capitão da Polícia Militar do Maranhão foi afastado do cargo de comandante do Batalhão de Miranda do Norte, a 138 km de São Luís, após ser denunciado por abuso sexual contra uma mulher. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e também pela própria corporação, por meio de um Inquérito Policial Militar.
A vítima seria uma empresária do ramo de lanches, que relatou ter sido abusada dentro do próprio batalhão da PM, enquanto fazia uma entrega no local. Segundo a denúncia, o oficial identificado como capitão Alex Costa teria ordenado que os demais policiais deixassem o quartel para realizar rondas e, em seguida, cometido o crime.
Perseu Brasil Melo foi condenado a devolver quase R$ 8 mil, que recebeu indevidamente do governo federal.
Reprodução/TV Mirante
A Justiça Federal condenou um ex-servidor da Prefeitura de Barra do Corda por fraudar um beneficio do Bolsa Família. Perseu Brasil Melo foi condenado a devolver quase R$ 8 mil, que recebeu indevidamente do governo federal.
O crime aconteceu nos anos de 2013 e 2014. O servidor, que atuava na área de cadastro do Bolsa Família, em Barra do Corda, se apropriou do cartão de uma beneficiária, quando a mulher foi fazer a renovação do benefício.
Mulher morre um dia após ser baleada dentro de casa
Uma mulher, identificada como Dilsana de Castro Feitosa, de 45 anos, morreu um dia após ser baleada dentro de casa, na cidade de Porto Franco, a 720 km de São Luís. O companheiro dela foi preso em flagrante, suspeito de ter praticado o crime.
Segundo informações do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), populares acionaram a guarnição informando que ouviram som de tiro vindo da casa da vítima. Ao chegar no local, a PM encontrou a porta da residência aberta e ouviu gritos de socorro.
Quarta-feira (23)
Suspeito de assalto a ônibus é morto a tiros após passageiro reagir em São Luís
Reprodução/Redes Sociais
Um suspeito de assaltar um ônibus do transporte coletivo foi baleado e morreu após um passageiro, ainda não identificado, reagir à ação criminosa. O caso aconteceu na Avenida dos Franceses, nas proximidades do Terminal Rodoviário de São Luís.
De acordo com informações da polícia, dois adolescentes, armados com uma faca, anunciaram o assalto dentro do coletivo. Durante a ação, um dos passageiros reagiu e atirou contra os suspeitos. Um deles, Leilson de Jesus Silva Nina, de 17 anos, levou um tiro na região do pescoço e morreu ainda no local.
Maria Eduarda Marques é suspeita de tentativa de homicídio contra a própria mãe, usando chumbinho
g1
O Ministério Público apresentou uma ação penal contra Maria Eduarda Marques, de 22 anos, que é acusada de tentativa de homicídio contra a própria mãe, quando a vítima estava internada no Hospital Geral da Vila Luizão, em São Luís. A suspeita nega.
De acordo com as investigações, Maria tentou aplicar chumbinho na mãe, mas foi descoberta pela equipe médica. Após os crimes, ela se mudou para Santa Rita, no interior do Maranhão, mas acabou presa, quando saía de uma academia.
Ponte de madeira não suporta peso de uma caçamba e cai em Pedro do Rosário
Uma ponte de madeira desabou na Zona Rural de Pedro do Rosário, na Região da Baixada Maranhense. O acidente interditou a principal via que dá acesso ao povoado Alto Bonito. Segundo moradores, a ponte não resistiu ao peso de um caminhão caçamba carregado com areia.
O motorista estava sozinho no veículo no momento da queda e conseguiu sair sem ferimentos. Por causa do acidente, a comunidade do Alto Bonito está isolada.
Quinta-feira (24)
José Felipe da Silva foi condenado a 28 anos de prisão.
Reprodução/TV Mirante
José Felipe da Silva foi condenado a 27 anos e oito meses de reclusão, em regime fechado, pelo assassinato da ex-companheira, Dalvalene Viana. O crime aconteceu em 3 de dezembro de 2018, na cidade de Barra do Corda, a 445 km de São Luís.
Segundo as investigações, Dalvalene foi morta com mais de 10 golpes de faca. Na época, José Felipe já estava proibido pela Justiça de se aproximar da vítima, devido a uma medida protetiva. Mesmo assim, ele invadiu a residência da ex-companheira, no bairro Cerâmica, e a atacou.
Busca por morango provoca fila de madrugada na CEASA, em São Luís
Trabalhadores da Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros (CEASA), em São Luís, flagraram uma cena inusitada: fila de pessoas em busca de morangos. Segundo o diretor administrativo da CEASA-MA, Milton Gadelha, esse é o 'efeito morango do amor', que tem feito empreendedores do ramo dos doces disputarem a compra do produto, já que a demanda cresceu exponencialmente nos últimos dias.
Vídeos postados nas redes sociais também mostram a euforia das pessoas com a chegada de um caminhão carregado de morangos.
Prefeito é indiciado por morte de policial em vaquejada
A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o assassinato do policial militar Geidson Thiago da Silva, no município de Trizidela do Vale, no Maranhão, em uma vaquejada. As investigações concluíram que o prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), disparou todos os tiros pelas costas da vítima.
Com a conclusão do inquérito policial, o prefeito foi indiciado por homicídio. Agora, cabe ao Ministério Público avaliar os dados da investigação para oferecer ou não a denúncia contra João Vitor. O prefeito de Igarapé Grande está preso, de forma preventiva, desde o dia 15 de julho, quando se entregou à polícia.
Sexta-feira (26)
Homem sofreu o linchamento na região da feira da Praia Grande nessa quinta-feira (24). Samu e PMMA estiveram no local.
Reprodução/Redes Sociais
Um homem morreu após ter sido espancado por populares na região da feira da Praia Grande, situada ao lado do terminal de integração, na área central de São Luís. A causa do linchamento está sendo investigada pela Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP).
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informou, em nota, que o homem identificado como 'Pezão' possuía ferimentos causados por arma branca e agressões físicas.
Febre do morango do amor tem explicação? Veja o que dizem especialistas
Se você usou as redes sociais nos últimos dias, é provável que tenha se deparado com o famoso 'morango do amor'. A sobremesa viral, feita com morangos cobertos por uma camada crocante de açúcar caramelizado, ganhou o paladar - e o bolso - de milhares de brasileiros. Em São Luís, empreendedores do setor de confeitaria estão aproveitando a onda para faturar alto em poucos dias.
A demanda por morangos está tão alta que, segundo empreendedoras do setor de confeitaria em São Luís, supera até as datas comemorativas mais lucrativas do ano. Ela afirma que nunca viu nada parecido antes.
Maranhão lidera aumento proporcional de assassinatos no Brasil
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Maranhão registrou o maior aumento proporcional de mortes violentas intencionais do país em 2024: uma alta de 12,1% em relação ao ano anterior.
Foram 2.129 mortes violentas registradas no ano passado, entre homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial. Com isso, o Maranhão subiu do 12º para o 6º lugar no ranking dos estados mais violentos do país.
Sábado (27)
Aged fiscaliza estabelecimentos comerciais que vendem agrotóxicos no Maranhão
Divulgação/Aged
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) autuou um estabelecimento comercial em São João do Caru, a 360 km de São Luís, foi autuado por utilizar embalagens vazias de agrotóxicos para armazenar cachaça artesanal. O produto era vendido no mesmo local, junto com gêneros alimentícios, prática que é proibida por Lei Estadual.
O comércio foi atuado durante uma fiscalização da agência realizada entre o final de junho e o início de julho. Ao todo, três comércios foram autuados e 73 litros de agrotóxicos que estavam sendo vendidos de forma irregular em municípios do interior do estado.
São Luís lidera ranking de roubos e furtos de celular no Brasil
São Luís é a cidade com maior taxa de registros de roubos e furtos de celular do Brasil, é o que aponta o levantamento foi feito pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Segundo os dados do Anuário referentes ao ano de 2024, as quatro cidades com as maiores taxas desse tipo de crime, são capitais.
Escola de SC vence festival de dança com homenagem ao Boi de Santa Fé de São Luís
A cultura popular maranhense encantou o palco do Festival de Dança de Joinville, no estado de Santa Catarina. Na terça-feira (22), a Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos levou a coreografia “Sou Santa Fé”, uma apresentação sobre o Boi de Santa Fé, de São Luís (veja o vídeo acima).
Ao som da toada “Santa Fé Chegou”, com indumentárias bem elaboradas e uma coreografia mostrando o bailado tradicional do bumba meu boi do Maranhão, a escola de Joinville conquistou o 12º título do Festival, na categoria Danças Populares Brasileiras – Conjunto Júnior, no primeiro dia de mostra competitiva.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar