Linnpy

G
G1
7h

Detido por tráfico em Santos, homem com estufa de cannabis e cogumelos é solto pela Justiça

Detido por tráfico em Santos, homem com estufa de cannabis e cogumelos é solto pela Justiça
Homem é detido por tráfico com maconha, cogumelos e estufas, mas é liberado pela Justiça
Um homem de 40 anos foi detido na segunda-feira (21) em Santos, no litoral de São Paulo, por tráfico e cultivo de drogas, mas acabou solto nesta terça-feira (22), após obter liberdade provisória concedida pela Justiça. No apartamento dele, policiais do 3º Distrito Policial encontraram uma estufa com materiais de cultivo, drogas sintéticas e cogumelos com aparência alucinógena.
A ação ocorreu em cumprimento a mandados de busca e apreensão em dois imóveis do suspeito, ambos localizados em um edifício no bairro Ponta da Praia. Em um dos apartamentos, ele vivia com a companheira; no outro, residem a mãe e a avó, que tem diagnóstico de Alzheimer.
No imóvel do casal, os agentes apreenderam 17 porções de maconha (totalizando cerca de 10 kg), 60 cogumelos com características de psilocibina, além de 57 mudas de cannabis sativa, estufas, instrumentos de cultivo e fracionamento, e um caderno com anotações que indicariam a comercialização da droga.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O suspeito alegou à polícia que mantém a plantação com autorização para fins medicinais e afirmou extrair canabidiol da planta para ajudar no tratamento da avó.
A mãe, que estava no apartamento dela durante a ação, confirmou que o filho administra o extrato para a idosa, mas sem prescrição médica ou acompanhamento profissional.
Estufas de cannabis e cogumelos com aparência de psilocibina foram apreendidos em Santos, SP
Polícia Civil
Prática ilegal
De acordo com a Polícia Civil, a prática identificada no apartamento configura manipulação e dispensação irregular de substância sujeita a controle sanitário, fora dos parâmetros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com risco potencial à saúde da paciente.
Durante o depoimento, o homem alegou ter autorização judicial para o cultivo da cannabis, mas não apresentou documentação completa ou licença sanitária para manipular extratos e derivados da planta. Também não foram apresentadas prescrições médicas que justificassem o uso por terceiros.
A corporação destacou ainda que foram encontrados, sobre a cama do casal, três cigarros parcialmente consumidos, o que, segundo os investigadores, reforça o indício de uso recreativo e pessoal da substância. Diante dos elementos, o suspeito foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico e cultivo de drogas.
A companheira do homem não foi detida por falta de provas que a ligassem diretamente aos crimes, mas será investigada por ter ciência da plantação no local.
Em entrevista à TV Tribuna, emissora afiliada da Globo, a delegada responsável pelo caso, Lígia Christina Villela, afirmou que as apurações continuam. “As investigações seguem agora para análise de todo o material apreendido, incluindo celulares e computadores”, disse.
Solto, mas sob medidas cautelares
Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o homem teve a liberdade provisória concedida nesta terça-feira (22), após pedido do Ministério Público.
Ele deverá cumprir medidas cautelares como:
Apresentação mensal em juízo;
Proibição de deixar a cidade por mais de sete dias sem autorização;
Comparecimento obrigatório a todos os atos do processo.
Estufas e materiais usados no cultivo de maconha foram encontrados em apartamento de Santos, SP
Polícia Civil
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar