Linnpy

G
G1
4h

Parque Nacional do Iguaçu inaugura Circuito São João, trilha com banho de cachoeira

Parque Nacional do Iguaçu inaugura Circuito São João, trilha com banho de cachoeira
O Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das Cataratas do Iguaçu, terá um novo atrativo disponível para os visitantes e moradores a partir desta quinta-feira, dia 3 de julho: o Circuito São João. O novo percurso contempla uma trilha imersa na Mata Atlântica, oferecendo oportunidades de banho em cachoeiras secretas do parque e pontos histórico-culturais da região. Futuramente, um dos destaques do circuito será a antiga Usina São João, que está em processo de revitalização e estará reaberta à visitação ainda em 2025.
Com 1,9 quilômetro de extensão e acesso incluso no ingresso convencional do Parque Nacional do Iguaçu, o Circuito São João convida os visitantes a uma imersão na natureza, para além das Cataratas do Iguaçu. A trilha passa por áreas de banho em rio e cachoeira, atrativos naturais e pontos de valor histórico e cultural, proporcionando uma experiência completa de conexão com o patrimônio natural e a história local.
De acordo com o diretor-técnico da Urbia Cataratas, Marcelo Skaf, o novo atrativo contempla as novidades pensadas para o Parque Nacional do Iguaçu. “A trilha São João representa a direção que o Parque Nacional está seguindo: diversificar as experiências. A gente está trazendo, ao longo do processo de estruturação da visitação, esses elementos. As novas trilhas conectam paisagens, histórias e emoções. É um passo importante, para um lugar que é incrível e que a gente divide com todos os visitantes a partir de agora. Venham tomar banho de cachoeira no parque”.
Diretor-técnico explica sobre a diversificação de experiências. Crédito: Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu
Divulgação
A trilha inicia a aproximadamente 200 metros da Escola Parque, em entrada paralela à ciclovia, sentido Centro de Visitantes. Para acessar o circuito, os visitantes podem desembarcar na primeira parada de ônibus. Seguindo o caminho traçado e sinalizado, a trilha passa por riachos, paredões de pedra e cachoeiras, até chegar próximo à sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque.
“Esta trilha foi planejada a cada palmo, levando em consideração muitos aspectos técnicos, e passa por lugares de integração de história e natureza. Esse lugar é tão rico em história, o Parque Nacional do Iguaçu nasceu aqui”, explica o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, José Ulisses dos Santos.
Chefe do Parque explica sobre a integração entre história e natureza. Crédito: Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu
Divulgação
Áreas de banho — Além do trajeto imerso na exuberante Mata Atlântica, existem três pontos próprios para banho no Circuito São João. Ao longo de 1,9km, os visitantes podem entrar e banhar-se no Rio São João, atividade que oferece um contato profundo com a natureza, lazer e novas possibilidade para o passeio no Patrimônio Mundial Natural. São duas corredeiras e uma cachoeira identificadas por placas e infraestrutura adequada.
Cachoeira do Rio São João é um dos pontos próprios para banho na nova trilha. Créditos: Urbia Cataratas Parque Nacional do Iguaçu
Divulgação
Ponto histórico-cultural — O Circuito São João apresenta aos visitantes o complexo hidrelétrico da antiga Usina de Energia São João, a primeira hidrelétrica de Foz do Iguaçu. No percurso, acompanha-se a estrutura que serviu para a geração de eletricidade e possibilitou a criação e funcionamento do Parque Nacional do Iguaçu.
A infraestrutura provisória da Usina São João, que o público poderá conhecer durante o circuito, funcionou de 1939 até 1943. No decorrer do trajeto será possível avistar a barragem para o reservatório de água, tubulação, canal de direcionamento da água, casa de força, tomada d’água e vertedouro. A usina “definitiva” está passando por reformas e, futuramente, será aberta à visitação.
A estrutura apresentada aos visitantes no Circuito São João foi fundamental para a criação do Parque Nacional do Iguaçu a partir de 1939. Por meio dela foi gerada energia aos equipamentos que viabilizavam a matéria-prima para os primeiros prédios públicos do parque, como a portaria e a casa da guarda. A área próxima da usina era um canteiro de obras e uma vila, que chegou a ter cerca de 200 habitantes, em aproximadamente 20 casas funcionais e dois alojamentos para os trabalhadores construírem a infraestrutura do parque.
Nova trilha foi inaugurada no início de julho. Créditos: Urbia Cataratas.
Divulgação
Atrações do Circuito São João — O Circuito São João será composto por quatro atrações que proporcionarão novas formas de conexão com a natureza e com a história do Parque Nacional do Iguaçu. A trilha inaugurada nesta quinta-feira é a primeira delas, abrindo caminho para uma experiência ainda mais completa. No segundo semestre de 2025, está prevista a entrega da revitalização da histórica Usina São João, seguida pela abertura de mais duas atrações que complementarão esse importante circuito de visitação.
Sinalizações na trilha autoguiada orientam o caminho e pontos histórico-culturais.
Divulgação
Orientação para visita — De esforço moderado, o novo atrativo estará aberto todos os dias, de acordo com o horário do funcionamento do Parque Nacional do Iguaçu e com acesso incluso no ingresso de entrada. O último horário recomendado para trilha é as 15h30, sendo que o tempo estimado para conclusão do percurso é de cerca de 80 minutos. Orienta-se caminhar apenas pelo trajeto demarcado e banhar-se somente nos locais predefinidos. Veja detalhes no mapa do Circuito São João.
Mapa do circuito está disponível no site oficial. Crédito: Urbia Cataratas.
Divulgação.
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu — O Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal e conta com a gestão de visitação turística da concessionária Urbia Cataratas S.A. É um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e referência internacional em turismo sustentável.
Mais informações:
www.cataratasdoiguacu.com.br
contato@catarataspni.com.br

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar