Linnpy

G
G1
2h

Estoque crítico de sangue ameaça atendimentos eletivos em Uberlândia e outras 17 cidades da região

Estoque crítico de sangue ameaça atendimentos eletivos em Uberlândia e outras 17 cidades da região
Baixo estoque de sangue pode suspender cirurgias eletivas em Uberlândia
O Hemocentro de Uberlândia emitiu um alerta nesta semana sobre a situação crítica dos estoques de sangue na unidade. O comunicado foi divulgado na terça-feira (5) após os estoques baixos devido à falta de doadores.
Segundo as informações do Hemocentro, com a falta de sangue nos estoques, os atendimentos eletivos em pacientes podem ser afetados em breve. Ainda de acordo com a unidade, os estoques estão em nível de alerta para os seguintes tipos sanguíneos: O+, O-, A+, A- e B-.
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), por meio de nota, informou que nenhuma cirurgia foi cancelada até o momento. A Prefeitura de Uberlândia também disse que as unidades de saúde municipais conveniadas ao hemocentro seguem trabalhando normalmente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
No entanto, a TV Integração apurou internamente junto à rede responsável pela distribuição nas unidades cadastradas que não é possível atender os procedimentos eletivos nos 46 estabelecimentos conveniados nos 18 municípios da região com os estoques atuais de sangue.
Atualmente, o Hemominas de Uberlândia atende mensalmente cerca de 2 mil doadores durante o mês e atua em duas frentes para auxiliar no atendimento de pacientes do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba :
Hemoterapia: atividades incluem a captação de doadores por meio de palestras em escolas, universidades, empresas, igrejas e hospitais, além do projeto “Doador do Futuro”. Também são realizadas a triagem dos doadores, coleta de sangue, produção de hemocomponentes, liberação de bolsas de sangue para os hospitais contratantes e a realização de exames laboratoriais.

Hematologia: o atendimento ambulatorial é multidisciplinar, voltado para pacientes com coagulopatias hereditárias, como hemofilia e doença de Von Willebrand, incluindo profilaxia, tratamento de complicações e reposição de fatores de coagulação. Também são atendidos doadores inaptos por anemia ou testes reagentes, além da realização de transfusões ambulatoriais.
Com uma equipe de 109 colaboradores, a área de atuação direta do Hemominas Uberlândia abrange os municípios de Uberlândia, Araguari, Coromandel, Monte Alegre, Monte Carmelo, Patrocínio, Prata e Tupaciguara. Indiretamente, atende também Abadia dos Dourados, Araporã, Cascalho Rico, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Nova Ponte e Romaria.
LEIA TAMBÉM:
Uberlândia tem baixa nas doações de sangue em meio a surto de dengue
Cirurgias eletivas no HC-UFU são suspensas por causa de baixo estoque de sangue em Uberlândia
?Como doar
Por isso, a unidade local reforça os horários e agendamento de doadores, que deve ser feito pelo aplicativo MG APP Cidadão. A doação leva, em média, 1h30 desde o cadastro até a finalização de todas as etapas obrigatórias. Confira os horários de doação:
Segunda-feira: das 7h às 11h30 e das 14h às 16h (exceto feriados)
Terça a sexta-feira: das 7h às 11h30 (exceto feriados)
Segundo e último sábado do mês: das 7h às 11h30
Caso não seja possível comparecer, o Hemocentro orienta que o agendamento seja cancelado para liberar a vaga a outro doador.
Menores de 16 anos não podem permanecer no local desacompanhados durante o processo de doação.
Estoques no hemocentro em Uberlândia estão em estado crítico
Guilherme Gonçalves/ g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar