Linnpy

G
G1
14h

Dia dos Canhotos: eles são mais inteligentes do que os destros? Veja mitos e verdades

Dia dos Canhotos: eles são mais inteligentes do que os destros? Veja mitos e verdades
Dia do Canhoto: pedagoga fala sobre o respeito a quem tem habilidade com a mão esquerda
Muito provavelmente, quem escreve com a mão esquerda já:
✂️ teve a tesoura como a principal inimiga,
?‍?lutou para conseguir uma carteira diferente na escola (sem o braço ficar “pendurado”),
✒️borrou a tinta da caneta no papel,
?ouviu algo como “nossa, mas você não pode tentar usar a direita?”.
Neste 13 de agosto, Dia do Canhoto, o g1 esclarece mitos e verdades sobre quem se identificou com os itens acima. Será mesmo que usar mais a mão esquerda é algo raro? Essas pessoas são mais inteligentes e criativas do que as destras? Escrevem mais devagar?
Siga o canal do g1 Enem no WhatsApp
Entenda abaixo.
"É mais raro encontrar canhotos do que destros."
VERDADE. Estima-se que apenas 10% da população mundial seja canhota. O mais comum é mesmo ter preferência por usar a mão direita.
"Canhotos são mais inteligentes e criativos."
MITO. Segundo Elisabete Coelho, neurologista do Hospital Pequeno Príncipe (PR), não existe nenhuma evidência científica que comprove a associação entre lateralidade e inteligência/criatividade.
Em 2009, um grande trabalho científico buscou analisar a suposta superioridade cognitiva dos canhotos. Publicado no periódico “Demography”, ele mostrou que não existem indicativos que levem a essa conclusão.
Em uma revisão bibliográfica promovida pelos mesmos pesquisadores (David W. Johnston, Michael E. R. Nicholls, Manisha Shah e Michael A. Shields), constatou-se que a maioria dos estudos indica uma distribuição normal de habilidades cognitivas entre canhotos e destros. Ou seja, nos dois grupos, há a variedade de inteligência encontrada na população em geral.
Homem canhoto faz lista de compras.
Emily Santos/g1
"O cérebro do canhoto funciona de forma “invertida” em relação ao dos destros."
MITO.
Destros: Para quem escreve com a mão direita, o funcionamento cerebral é o seguinte:
cerca de 90% da parte motora será comandada pelo lado esquerdo do cérebro;
apenas 10% estimulados pelo lado direito.
Canhotos: Para quem escreve com a mão esquerda, não ocorre uma simples troca das porcentagens, explica Coelho:
de 70% a 80% também do lado esquerdo;
de 20% a 30% do lado direito.
No dia a dia, essa diferença não produz efeitos práticos. Mas, para uma cirurgia no cérebro, é importante que o médico saiba se o paciente é destro ou canhoto.
“O canhoto leva uma vantagem: caso seja preciso remover uma área do cérebro responsável pela parte motora, o especialista terá maior possibilidade de mexer do lado esquerdo. A preocupação será menor, porque o outro lado pode dar mais conta [do recado]”, explica a neurologista.
"Canhotos vão mal na escola e escrevem mais devagar."
MITO. Renata Carbone Perucci, professora de pedagogia da Unicid, menciona obstáculos enfrentados pelos canhotos no ambiente escolar: posição da espiral do caderno, formato das tesouras e configuração das mesas, por exemplo..
“Os alunos canhotos enfrentam dificuldades, pois vivem em um mundo projetado para destros. Mas são questões sociais, e não intelectuais. O desempenho em habilidades específicas não é comprometido”, explica.
A velocidade da escrita também não deve ser associada a uma suposta incapacidade cognitiva dos canhotos. Se duas pessoas, uma destra e outra canhota, tiverem à disposição os recursos apropriados (como uma carteira com o apoio de braço do lado certo), tenderão a escrever no mesmo ritmo. Se ocorrer alguma diferença, ela será natural e não terá absolutamente nada a ver com a lateralidade.
"É possível e aceitável forçar uma criança a virar canhota ou destra."
MITO. A pedagoga Perucci afirma ao g1 que, em cursos de formação de professores, ainda ouve relatos de docentes que insistem para os alunos aprenderem a escrever com a mão direita, mesmo que sejam canhotos. Essa prática, mais comum nos séculos passados, é condenada por médicos.
As causas de alguém ser canhoto ou destro são multifatoriais: questões ambientais, genéticas e epigenéticas.
“Estimular o lado contrário é pior — a não ser que seja o caso de um paciente com AVC com comprometimento motor. Em geral, precisamos de adaptações para os canhotos, e não de forçá-los a usar a mão direita”, afirma a neurologista do Hospital Pequeno Príncipe.
“Em geral, a criança pode até aprender a cumprir as tarefas com a outra mão, mas ela não terá a facilidade que teria no seu lado de preferência.”
"Já dá para descobrir que o bebê é canhoto nos primeiros dias de vida."
MITO. “Em geral, só é possível saber a partir dos dois anos de idade, quando ela passa a ter predisposição a preferir um dos lados”, afirma Coelho. “É fácil observar: basta ver com que mão ela costuma puxar os brinquedos, por exemplo.”
Ou seja: não é algo perceptível ou detectável nos primeiros meses de vida (e não é preciso esperar pela fase da alfabetização para descobrir).
‼️E um alerta: sempre que a criança demonstrar ser canhota, os pais devem ficar atentos ao desenvolvimento completo dela.
“É importante entender se ela realmente é canhota ou se tem alguma lesão estrutural que comprometa o movimento do lado direito do corpo. Se não houver nenhuma alteração no desenvolvimento, é vida normal”, diz a neurologista.
Caso você note alguma dificuldade maior na coordenação motora ou no movimento do braço e da perna direitos, é mais indicado consultar o pediatra.
LEIA TAMBÉM
Jovem que começou faculdade de Direito aos 15 anos é aprovada em mestrado de Harvard: 'amadureci mais rápido'

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar