Linnpy

G
G1
2h

João Pingarilho propõe programa de reconstrução facial para mulheres vítimas de violência

João Pingarilho propõe programa de reconstrução facial para mulheres vítimas de violência
Deputado estadual João Pingarilho, autor da proposta.
Divulgação
Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) o Projeto de Lei nº 496/2025, de autoria do deputado estadual João Pingarilho, que cria o Programa de Reconstrução Orofacial para atender mulheres vítimas de violência. A proposta surgiu após o caso do ex-jogador de basquete que agrediu sua então namorada com 61 socos em um elevador, em Natal (RN).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Pará registrou 9.924 casos de lesão corporal e violência doméstica contra mulheres em 2024. Em 2023, foram 11.002 registros. Muitas dessas agressões atingem a região da face, provocando perda dentária e traumas orofaciais.
O programa prevê tratamento odontológico restaurador, reabilitador e estético para mulheres que sofreram lesões na dentição ou em estruturas faciais. A proposta também inclui atendimento prioritário, sigiloso e humanizado, além de incentivar a regionalização dos serviços, priorizando municípios com maiores índices de violência contra a mulher.
O Projeto de Lei foi protocolado no dia 6 de agosto e seguirá para análise e tramitação na Alepa.
Se aprovado, o Programa de Reconstrução Orofacial poderá representar um avanço importante na recuperação física e emocional das vítimas, oferecendo não apenas reabilitação funcional, mas também a restauração da autoestima e da dignidade.
Veja o que ocorreu antes de ex-jogador de basquete espancar namorada em elevador
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar