Linnpy

G
G1
11h

Belém realiza 2ª Marcha em Defesa dos Manguezais Amazônicos

Belém realiza 2ª Marcha em Defesa dos Manguezais Amazônicos
Dia Mundial de Proteção aos Manguezais em Belém
Pescadores, marisqueiras, jovens, mulheres e apoiadores se reuniram neste sábado (26), na Escadinha do Cais do Porto, em Belém, para celebrar o Dia Mundial de Proteção dos Manguezais.
A 2ª Marcha dos Manguezais Amazônicos levou para ruas da capital paraense rodas de conversa, intervenções culturais e um chamado coletivo:
“Cuidar dos manguezais é cuidar do clima, da vida e da justiça social”.
A costa amazônica abriga cerca de 70% dos manguezais do Brasil, formando o maior cinturão preservado do mundo.
Esses ecossistemas têm papel estratégico no combate às mudanças climáticas, podendo estocar até 20 vezes mais carbono por hectare do que florestas tropicais maduras.
? Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Vozes do mangue: luta e valorização
“Luto pela valorização e conservação dos nossos manguezais, e por melhores condições de vida para os extrativistas, pescadores e pescadoras. Desejo que tenham dignidade, para que produtos como mariscos e pescados sejam reconhecidos e valorizados”, afirmou Renilde Piedade, representante da Reserva Extrativista Marinha de Mocapajuba.
Dia dos Manguezais tem ato em Belém
Reprodução
“Além de fundamentais para a biodiversidade, os manguezais sustentam modos de vida e saberes tradicionais de milhares de famílias”, destacou Maura Sousa, da Rare Brasil.
Julho Verde mobiliza três estados da Amazônia
A marcha faz parte da campanha Julho Verde 2025, que promove ações em mais de 30 comunidades do Pará, Maranhão e Amapá.
Este ano, o lema é “Nosso Mangue Tem Valor com Gente!”. As atividades são organizadas por associações locais e contam com apoio da Rare Brasil e do Programa Petrobras Socioambiental, através do Pesca para Sempre.
A campanha integra também o Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais (ProManguezal), que reconhece o conhecimento tradicional como central nessa luta.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar