Linnpy

G
G1
2h

Pesquisadores confirmam gestação de tubarões-tigre em Fernando de Noronha com exames de ultrassom; VÍDEO

Pesquisadores confirmam gestação de tubarões-tigre em Fernando de Noronha com exames de ultrassom; VÍDEO
Pesquisadores realizam exames de ultrassom em tubarões em Fernando de Noronha
Pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) confirmaram, pela primeira vez, a gestação de tubarões em Fernando de Noronha por meio de exame de ultrassonografia.
O resultado do estudo foi divulgado nesta quinta-feira (14) e marca a primeira aplicação da técnica em ilhas oceânicas brasileiras (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O ultrassom é amplamente usado para avaliar órgãos internos e detectar doenças. O método é preciso, não invasivo e não causa danos ao animal.
“No estudo da reprodução de tubarões, o ultrassom é essencial porque permite ver a gestação sem precisar sacrificar o animal. É uma forma ética e segura de confirmar a reprodução”, explicou a pesquisadora Mariana Rêgo, especialista em reprodução de tubarões do Projeto Ecotuba, da UFRPE.
De acordo com o coordenador do projeto, Paulo Oliveira, que também é professor da UFRPE, os estudos mostraram um fenômeno importante: tubarões-tigre, antes vistos como visitantes ocasionais, agora permanecem na região, indicando comportamento de residência.
Esse padrão também é observado em outros arquipélagos no mundo e está ligado a mudanças climáticas e a condições ambientais favoráveis. O ultrassom confirmou essa conclusão.
Segundo os pesquisadores, as águas quentes e protegidas de Noronha oferecem segurança e condições ideais para a reprodução dos tubarões.
O Projeto Ecotuba monitora os tubarões de Fernando de Noronha há 10 anos e desde 2024 conta com apoio da Administração da Ilha.
O acompanhamento acústico reforça as descobertas ao mostrar que as fêmeas permanecem na ilha por longos períodos.
Exames de ultrassom foram feitos nos tubarões-tigres
Ecotuba-UFRPE/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Cientistas implantam novos transmissores em tubarões para estudo sobre migração de animais em Fernando de Noronha; VÍDEO
Para Mariana Rêgo, esse comportamento pode estar ligado à filopatria, que é a tendência de retornar ou permanecer em um território. Isso indica que Noronha oferece um ambiente ideal para o desenvolvimento dos filhotes.
As imagens mostraram embriões dentro das fêmeas e, no vídeo, foi possível ouvir os batimentos cardíacos dos filhotes — um marco para a pesquisa e conservação dos tubarões no Brasil.
O estudo teve duas expedições, em novembro de 2024 e abril de 2025. Ao todo, foram analisados 19 tubarões-tigre (Galeocerdo cuvier) no programa de monitoramento.
Imagens mostraram embriões dentro das fêmeas
Ecotuba-UFRPE/Divulgação
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar