Linnpy

G
G1
18h

Aeroporto de Congonhas inaugura ampliação do terminal remoto de embarque em SP e planeja retomada de voos internacionais

Aeroporto de Congonhas inaugura ampliação do terminal remoto de embarque em SP e planeja retomada de voos internacionais
Aena inaugura ampliação do terminal remoto de embarque no Aeroporto de Congonhas, em SP
A concessionária Aena, que administra o Aeroporto de Congonhas, inaugura nesta quarta-feira (6) a ampliação área de embarque remoto de passageiros no piso inferior do terminal da Zona Sul de São Paulo.
O espaço dos portões 13 a 22, onde o embarque nas aeronaves é feito por meio de ônibus, foi ampliado de 1,4 mil para 3,3 mil metros quadrados, com investimento total de R$ 30 milhões.
Segundo o diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas, Kleber Meira, a ideia do novo espaço é proporcionar mais conforto para a circulação e acomodação dos cerca de 24,5 milhões de passageiros que devem passar por Congonhas em 2025.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Apesar disso, a estrutura é provisória. Segundo o executivo da Aena, a inauguração do novo terminal, previsto no contrato de concessão com o governo federal, deve ser feita somente em 2028. O executivo da Aena fala até em retomar os voos internacionais para destinos da América do Sul após a reforma completa.
“São Paulo é o centro financeiro do país, e o terminal de Congonhas é uma joia da cidade. Todas as empresas querem operar aqui porque tem demanda. Com o terminal ampliado em 2028, vai dar ainda mais conforto e opções de acesso para os passageiros. A partir de 2026 já terá uma estação de metrô [Monotrilho] dentro do terminal. Nenhum aeroporto do Brasil tem essa comodidade e a gente sabe que isso ampliará ainda mais o interesse pelo aeroporto”, disse o diretor da Aena ao g1.
“Imagina você sair de casa e em até duas horas e meia já estar em Puerto Madeiro, na Argentina, tomando um vinho?! É um sonho nosso e vamos nos esforçar para torná-lo realidade o quanto antes”, declarou o executivo.
Antes da reforma, a área era constantemente alvo de memes, sendo chamada de ‘rodoviária de Congonhas’ ou ‘batcaverna dos aeroportos’ em razão do pouco espaço e do grande número de passageiros que se espremiam em finas para poder embarcar nos aviões.
FIla de passageiros na parte de baixo do Aeroporto de Congonhas, onde acontece os embarques dos portões 13 ao 22, antes da inauguração da ampliação feita pela Aena.
Rodrigo Rodrigues/g1
Com a ampliação, os portões da área de baixo do terminal passaram a contar com mais poltronas e também terá lojas, cafés e restaurantes, a exemplo da área de embarque do piso superior, onde há os chamados ‘finger’ [túneis de embarque das aeronaves].
“Quem conhece Congonhas sabe que o embarque remoto era muito desconfortável. Os portões eram muito colados um no outro. O espaço era acanhando. O contrato de concessão não tinha a obrigação da gente ampliar esse espaço, só a construção de um novo terminal que está sendo feito com previsão para junho de 2028. Mas e como a gente administra a ansiedade das pessoas, prover um serviço de qualidade entre hoje e 2028, né?”, contou Kleber Meira.
“Rolava muitos memes na internet dizendo que a remota era uma rodoviária, uma batcaverna. A gente herdou isso e resolveu não conviver com isso por três anos, enquanto a obra fica pronta. Essa ampliação foi pensada para atender melhor os passageiros, proporcionar mais conforto e uma experiência cada vez mais agradável para os passageiros”, afirmou o diretor da Aena.
O novo espaço foi apresentado para a imprensa na manhã desta terça (5), mas a liberação para os passageiros só acontecerá no início da operação desta quarta (6).
Aena inaugura nesta quarta-feira (6) a ampliação do terminal remoto de embarque do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.
Rodrigo Rodrigues/g1
Segundo a Aena, cerca de 15 mil passageiros usarão a área por dia. Apesar da ampliação do número de cadeiras e lojas no espaço, a empresa diz que não haverá aumento de embarques na área.
A ideia da concessionária é de justamente evitar as aglomerações e aperto de passageiros ao longo dos próximos três anos.
“Muitas pessoas ficavam no andar de cima, às vezes até se atrasando, porque não queria aguardar embaixo, porque lá era apertado, não tinha banco suficiente, etc. Então, quando a gente inaugura a ampliação aqui embaixo, nós melhoramos também lá em cima. A gente distribui os passageiros pelo terminal e a experiência de todo mundo vai melhorar”, declarou Kleber Meira.
Novas poltronas do terminal remoto de embarque do Aeroporto de Congonhas, em SP, que terá a ampliação inaugurada nesta quarta-feira (6).
Rodrigo Rodrigues/g1
Espaço com os dias contados
De acordo com a empresa, o novo espaço será usado apenas até junho de 2028, quando a Aena pretende inaugurar o novo terminal de passageiros de Congonhas, previsto no contrato de concessão com o governo federal.
Para que o novo terminal de embarque aconteça, a empresa diz que vai investir R$ 2,4 bilhões nos próximos três anos.
O projeto da Aena prevê que o embarque remoto seja instalado no antigo hangar da Varig, que é tombado pelo patrimônio histórico.
O espaço onde atualmente funciona uma oficina de reparos da Gol será desocupado nos próximos meses e a concessionária promete fazer uma restauração para modernizá-lo, dentro do projeto de ampliação de Congonhas.
Diretor da Aena apresenta o projeto de construção do novo terminal do Aeroporto de Congonhas, que deve ser inaugurado em junho de 2028. Hangar da Varig será restaurado e dará lugar ao terminal de embarque remoto, segundo a empresa.
Rodrigo Rodrigues/g1
A ideia da Aena é que, após a ampliação, Congonhas tenha 19 fingers (atualmente são 12) e outras 18 portões remotos de embarque.
A reforma também deve ampliar o número de estações de parada de aeronaves, que serão maiores para receber aeronaves de grande porte, ampliando o número de passageiros que passam todos os dias pelo aeroporto.
Com isso, a concessionária espera aumentar em 30% o fluxo pessoas que circulam todos os anos no terminal, chegando a pelo menos 30 milhões de passageiros por ano. Em 2024, esse número foi de 23 milhões.
Diretor da Aena apresenta o projeto de construção do novo terminal do Aeroporto de Congonhas, que deve ser inaugurado em junho de 2028.
Rodrigo Rodrigues/g1
Diretor da Aena apresenta o projeto de construção do novo terminal do Aeroporto de Congonhas, que deve ser inaugurado em junho de 2028.
Rodrigo Rodrigues/g1

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar